Postura sustentável

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Economizar água não é só importante para o meio ambiente, mas também ajuda a equilibrar as contas no final do mês, e isso, em tempos de crise, tanto hídrica quanto monetária; pode fazer a diferença entre fechar o mês no “vermelho” ou manter tudo “verde”.

 Pensando em manter tudo “verde” e manter o orçamento em ordem trazemos algumas dicas valiosas para economizar.

  1. Na hora de escovar os dentes, só abra a torneira para enxaguar a escova ou gargarejar. O mesmo principio deve ser adotado na hora de fazer a barba.
  2. Se for lavar a mão ensaboe antes e só depois abra a torneira para retirar o mesmo.  Cinco minutos de uma torneira aberta podem desperdiçar mais de 10 litros.
  3. Evite banhos longos, o ideal é cinco minutos. Além de tempo suficiente para higienização você economiza água e energia no caso de chuveiros elétricos. Para se ter um ideia um banho prolongado de 15 minutos gasta mais de 100 litros de água.
  4. Descargas longas, também são um problema, vários litros literalmente acabam indo pelo ralo, por isso tente fazer o procedimento em pouco tempo.
  5. Na hora de lavar a louça, abandone aquela velha prática de abrir a torneira. Primeiro esfregue com detergente  os vasilhames e depois abra a torneira para retirar o sabão. Quinze minutos de torneira aberta podem drenar mais de 100 litros d’água.   
  6. Se for lavar a roupa, deixe acumular o suficiente para deixar o tanque ou máquina cheia. Uma máquina de lavar gasta mais de 100 litros a cada lavada. 
  7. Lavar a calçada com a mangueira, só se for com água reutiliza da chuva. Não desperdice água potável fazendo o serviço de uma vassoura.
  8. Na hora de lavar o carro; balde, esfregão e esforço físico substituem muito bem a mangueira que pode gastar mais de 200 litros em 15 minutos. Além de economizar água, lavar o carro com balde e esfregão é exercício bom para queimar calorias.