Energia Gravitacional

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Pode parecer coisa de ficção científica, mas não é. Já existe energia gerada pela força da gravidade. Limpa, sustentável, tecnicamente inesgotável e potencialmente gratuita.

O tecnicamente é por conta do fato de que até hoje não encontramos uma forma de esgotar a gravidade, mas considerado o talento humano para esgotar os recursos naturais, não podemos garantir que não invente uma forma de esgotar a gravidade no futuro. Já o potencialmente gratuita se deve a habilidade inata do homem de conseguir vender recursos que em teoria deveriam ser gratuito.

 

Comentários à parte, estamos falando da GravityLigth.  Criada em 2009 pelos britânicos Jim Reeves e Martin Riddiford, a máquina tem a capacidade de gerar de cada vez uma pequena quantidade de energia capaz de alimentar uma lâmpada por 20 minutos.  Pode parecer pouco tempo, mas para milhões de pessoas espalhadas pelo mundo esses minutos podem ser essenciais.  De acordo com dados da ONU, em 2015, 1,5 bilhões de pessoas viviam sem energia elétrica.   Nessas condições, 20 minutos de iluminação seriam um acalento para essas pessoas.

Mas, para quem acha que o projeto é miraculosos, essa é a melhor parte, a tecnologia é bem simples.  Trata-se de um mini gerador de corrente contínua que usa a força da gravidade para transformar fornecer energia mecânica e transformar em elétrica.  O processo é bastante parecido com as antigas máquinas dos relógios com corda que usavam pêndulos. A diferença é que no lugar dos pêndulos a GravityLigth usa um saco de pedras, alias, nada mais sustentável que esses pêndulos.

A tecnologia é muito econômica e custa aproximadamente 20 dólares. Atualmente essas máquinas estão sendo instalada em vários comunidades de países pobres através da organização GravityLight Foundation. 

Veja um vídeo de como funciona a GravityLight:

Saiba mais sobre a fundação GravityLight: http://gravitylight.org/