Mapa da conservação

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Confira os números das unidades de conservação no Brasil e sua representatividade territorial. 

O números falam por si mesmos:

A Mata Atlântica já ocupou mais 15% por cento do território Brasileiro e atualmente ocupa 13%. Mas esses 13%, nem de longe representam a exuberante floresta, que abrigava uma imponente biodiversidade. Estimativas mais otimistas falam que restam pouco mais de 12% da mata nativa. E esses dados não são dificéis de se comprovara olho nú. A maior parte da mata Atlântica atual se encontra ilhada em meio à grandes cidades e recolhida a pequenas áreas que resistem ao dissabor dos avanços humanos. 

 

Bioma Brasileiro em números

Mais de 82% do território continental brasileiro se encontra desportegido sob a perspectiva ambiental ou não tem mais traços de natureza. 

mapa da proteção ambiental no Brasil

34% das áreas consideradas de uso sustentável estão na região de florestas, para os mais ortodoxos, esses biomas nem poderiam ser cogitados para o uso sustentável. 

De acordo com os dados não existe Reserva de Fauna no Brasil apesar de constar no relatório.

As áreas de relevante interesse ecológico representam menos de 1%, a considerar a biodiversidade do Brasil esses número são no mínimo preocupantes. 

 

 Uso sustentável no Brasil

Refúgios para a vida Silvestre representam 1% do total de proteção Integral, mas os parques são mais de 60% e as reservas biológicas 10%, isso significa em termos práticos que nessas áreas praticamente existem poucos refúgios para a vida silvestre se existem.

Porteção Integral ambiental no Brasil

*Valores considerando área por KM²

*Dados relativos à agosto 2016

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Deixe seu comentário

Comentários

  • Nenhum comentário